terça-feira, 16 de junho de 2009

"O amor pelo rubro-negro é tanto que o tempo importa menos"

Cabelos grisalhos, pele morena, 51 anos e há pelo menos uns 30 torcedor do Vitória. Essas características são a do professor José Hugo da Silva que afirma ter, na ida ao jogo do seu time de coração,uma válvula de escape para o stress do dia a dia. “De uns cinco anos para cá tenho ido a todos os jogos que são realizados aqui em Salvador”afirma. Silva, um homem brasileiro, pai de família, junta-se a pelo menos 10.000 pessoas em um intuito: “Empurrar” o Vitória para que ganhe sempre os jogos. Mas nem só de notícias boas vive o estádio Manoel Barradas (conhecido como Barradão). Em épocas de clássico, como Ba-Vi, e outros jogos, infelizmente as informações não são das melhores nos jornais dos dias seguintes. “Eu estava sentado assistindo ao jogo e tomei um susto! Estavam jogando de cima latinhas, garrafas, esses objetos. E quando tem briga mesmo é a pior parte de uma ida ao estádio, porque sempre nos pega de surpresa.Temos que sair rápido do local para que não sejamos atingidos, ou acontecer algo pior”, afirma Silva. Mas essas situações, para torcedores fanáticos ou não, acabam se tornando algo que em nível de porcentagem é somente 1% de todo o total, pois o amor pelo time de coração é o que mais importa.

Quando começou esse gosto pelo Esporte Clube Vitória?

S: Eu torço pelo Vitória há aproximadamente 30 anos. Não sei precisar o tempo exato, pois o amor que sinto pelo rubro- negro é tanto que o tempo importa menos.

Você acompanha os jogos mais pela TV ou indo ao estádio?


S: Depende. Prefiro assistir os jogos indo ao Barradão; mas não são todas as vezes que dá para fazer isso. Tem alguns que não acontecem em Salvador, então assisto mesmo pela TV. E os que acontecem aqui no estádio, eu não perco de forma alguma.

Qual a sensação de assistir um jogo mais de perto em um estádio?

S: Nossa! É emocionante! De uns 5 anos pra cá tenho ido em todos os jogos que ocorrem no Barradão, aqui em Salvador. Gosto dessa vibração que só acontece e só é percebido pra quem realmente vivencia isso de perto.

Você não fica receoso de sofrer algum tipo de violência?

S: Tenho. Mas procuro evitar situações de podem desencadear em certos tipos de agressões.

Quais são essas situações?

S: Eu não vou aos jogo com a camisa do Vitória. Não fico em torcidas organizadas. Evito ao máximo mesmo! Mas mesmo assim ocorreu um fato uma vez eu estava sentado assistindo ao jogo e tomei um susto! Estavam jogando de cima latinhas, garrafas, esses objetos. E quanto tem briga mesmo é a pior parte de uma ida ao estádio, porque sempre pegar a gente de surpresa. Temos que sair rápido do local para que não sejamos atingidos, ou acontecer algo pior.


Você já pensou em deixar de ir aos jogos por causa desses fatos?

S:De jeito nenhum. Em qualquer lugar existe violência! É se entregar a Deus para livrar de todos os males e relara assistindo o rubro- negro fazer os gols das vitórias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário